A sociedade secreta do Drum n Bass - E-Music Station

A sociedade secreta do Drum n Bass

Written by on 10 de junho de 2019

 

A música eletrônica como um todo tem uma árvore genealógica ampla e diferente de todo o restante do gênero no sentido de evolução, com a ajuda do complexo gênero que conhecemos como Drum’n’Bass a árvore se torna cada vez mais conhecida.

Aparentemente desenhando não apenas para ser um ramo da árvore da música eletrônica, Drum’n’Bass foi responsável por integrar todas as formas de produção musical ao longo de sua existência, porém nos últimos anos o gênero mostra-se menos difundido.

Mas será que o gênero está morrendo? Vamos pesquisar alguns dados utilizando o Google Trends :

Pesquisa por Drum n Bass nível Brasil

No Brasil o único estado que representa o gênero é o estado de São Paulo, com 25% das audições.

Comparando a outro estilo, por exemplo Techno:

Pesquisa por Techno nível Brasil

A distribuição é bem maior, com margem de 70% das audições.

Fique calmo e continue !! Não há necessidade para perder a esperança… Sempre há esperança e você é extremamente importante na formação da possibilidade de seu futuro.

A beleza do Drum’n’Bass é que ao mesmo tempo ele é retro e futurista, complexo e simples, resultado de suas influências. Como um estudioso de música, sou fascinado pela maneira como drum & bass reflete o quão longe. Embora as fronteiras do tempo, da tecnologia e da experimentação resultem em uma linguagem e cultura próprias, há algo de primitivo que transcende o intelecto e mergulha direto na alma, capaz de liberar corpos do chão e baterem uns contra os outros, faz pessoas em seus fones de ouvido destacarem como se estivessem em outro universo, contemplando das estrelas, a existência, e por fim a vida, profundo isso!

Drum’n’Bass é em si um tipo de religião, é espiritual, capaz de induzir a um estado mais elevado de consciência, uma espécie de energia que muitos nunca perceberam até estarem envolvidos com as outras pessoas compartilhando do mesmo grave.

Essa cultura, esse mundo, para alguns, comparo como uma sociedade secreta (Definição: sociedade secreta é uma associação de iniciados que têm acesso a certos mistérios e conhecimentos que, segundo os seus membros e líderes, não devem ser compartilhados com as demais pessoas, por estas serem incapazes de compreendê-los e levá-los a sério. Assim sendo, não mereceriam conhecer ou fazer parte de tais sociedades ou grupos.).

De fato, no Brasil, essa sociedade secreta do Drum n Bass, em algumas ações faz se aproximar da definição acima, observando alguns exemplos, sabemos que o Drum’n’Bass ganhou o mundo com sua beleza da bateria e baixos, no início da sua criação em todo lugar, cada canto, o Drum n Bass aparecia, com seu estilo único e peculiar, com o tempo andando sem esperar por aqueles que não acompanham em tempo exato a evolução das coisas, hoje nos deparamos com um cenário diferente, pouco se ouve falar nas ruas, não ouvimos carros com volumes altos tocando Drum’n’Bass, comerciais raramente aparecem como trilhas sonoras, e como encontrar essas pessoas ?

Com o avanço da tecnologia, outras formas de fazer músicas, outros estilos de bandas surgiram, e para que um estilo não perca sua essência é preciso um trabalho de transição entre gerações, porém as novas tecnologias quebrou esse elo entre tais gerações, e como o Drum’n’Bass sobreviveu tanto tempo?

As sociedades secretas são profundamente ligadas e com propósitos distintos, e isso não é diferente no Drum’n’Bass, após anos juntos, os adoradores do gênero ampliam os laços, criando uma rede, como uma Deep Web (Definição: Deep Web é o nome que se dá à camada da internet que não pode ser acessada através de mecanismos de busca, como o Google ou o próprio navegador que você usa, na deep web nada é indexado, ou seja, você não consegue simplesmente digitar um endereço “ponto com” e encontrar o que quer.)

Esta imagem de sociedade secreta é fascinante, diferente de outros estilos como Rap, Rock, Reggae, que são identificados pela forma como se vestem, é diferente de quem ouve Drum’n’Bass, para descobrir se existe um simpatizante precisamos tocar uma música para chamar a atenção, como se fosse um código, então essas pessoas começam a aparecer, dos poucos eventos do gênero basta algumas trocas de mensagens entre os ‘membros’, e pronto, é só aparecer no dia e local marcado para presenciar a magia acontecer.

É fato que existem distinções entre o mais famoso precursor do gênero daqueles que fazer forma amadora, porém independente do formato todos se conhecem, ou quase todos, como se fosse de fato uma reunião onde a pauta é o Drum’n’Bass, ao final do evento todos os membros dessa sociedade secreta retornam á suas vidas normais, sem levantarem suspeitas aguardando a próxima reunião.

A comparação com as sociedades secretas é uma forma de exemplificar que existe uma cultura Drum’n’Bass estabelecida, organizada, cultura que não muda simplesmente por tendências estabelecidas, que sobrevive ao logo dos anos, cultura que faz o Drum’n’Bass continuar forte em sua expansão.

Existe uma cena underground completamente separada da cena comercial, que gera combustível suficiente para impulsionar o gênero, quem são estas pessoas que fazem imensuráveis esforços para manter o Drum’n’Bass vivo? Podemos chamar de Junglists? Subcultura estabelecida em Londres com vários adeptos pelo mundo, mas a questão a ser ponderada talvez seja perguntar em que o Drum’n’Bass evoluirá e o que moldará a evolução musical?

A musicologia mergulha profundamente na essência ligando o futuro da música à cultura, e como a cultura influencia, acesso o link: https://musicmap.info/

Amplie e diminua o gráfico e observe os diferentes gêneros. A árvore genealógica’ oferece muitas informações de como a música é interconectada e permite que você explore alguns dos parentes distantes do Drum’n’Bass. Clicando nos diferentes subgêneros, você pode voltar a rastrear a linhagem Drum’n’Bass para uma variedade de diferentes gêneros musicais e eras.

Gráfico ampliado:

Porém não é apenas o parentesco que o torna vivo, as ações que a sociedade secreta desempenha tem um papel enorme na direção que a música toma e, à medida que evoluímos, a música que ouvimos também.

No entanto, não subestimemos nossa voz coletiva, não são apenas os produtores que decidem o seu futuro e a direção. Portanto, pense na sua música … seja atraído pelo que lhe oferece algo mais do que apenas barulho e seja guiado pelo que o ilumina. Se essa música é Drum’n’Bass … Então sim, vai sobreviver.

Até o próximo artigo.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


[There are no radio stations in the database]